Home / Notícias / 2ª Campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos de Jequitibá
2ª Campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos de Jequitibá

A Prefeitura de Jequitibá, por meio da Secretaria Municipal de Meio Ambiente, em parceria com o INPEV e a EMATER, realiza a 2ª Campanha de recolhimento de embalagens vazias de agrotóxicos em pontos estratégicos do município.

A campanha será entre os dias 30 de julho a 1º de agosto em comunidades do município de Jequitibá e conta com o apoio da Radio Musirama, agentes comunitários de saúde e produtores rurais.

De acordo com a secretária de Meio Ambiente, Poliana Valgas, o objetivo é facilitar a devolução correta das embalagens vazias de agrotóxicos pelos produtores rurais e, assim, reduzir riscos de contaminação dos cursos de água do município.

“A devolução das embalagens pelo produtor rural passou a ser obrigatória desde o dia 1º de junho de 2002, quando entrou em vigor a lei federal 9.874, que regulamenta o uso, produção e a fiscalização do produto químico. Por lei, os produtores são obrigados a devolver as embalagens vazias”, lembra a secretária.

Com esta iniciativa, muitos produtores podem fazer a devolução, sem precisar se deslocar do município, atendendo a legislação e diminuindo os riscos à saúde e ao meio ambiente.

Para participar e devolver suas embalagens, o produtor terá apenas que levar suas embalagens até os pontos de recebimento portados de documentos pessoais.

Ainda segundo Poliana Valgas, as embalagens serão levadas para a Central de Recebimento de Embalagens de Agrotóxicos de São Joaquim de Bicas, vinculada ao Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias-INPEV.

“É importante que o produtor que enviar com terceiros suas embalagens, informe os seguintes dados: Nome completo, nome da propriedade, CPF, e quantidade de embalagens de acordo com a tipologia (Ex:10 frascos de 1l, 4 embalagens de 5 kg..) para que seja realizado o preenchimento dos recibos de devolução”, explica a secretária.

Mais informações: (31) 37171-6222 – meioambiente@jequitibá.mg.gov.br
Avenida Raimundo Ribeiro da Silva, 145, Centro – Jequitibá/MG.

11 - JEQUITIBA - CARTAZ SEC. MEIO AMBIENTE