Home / Notícias / Dia de Campo apresenta ações de melhoria da qualidade da água em Jequitibá
Dia de Campo apresenta ações de melhoria da qualidade da água em Jequitibá

Dia de Campo apresenta ações de melhoria da qualidade da água em Jequitibá

O Subcomitê Ribeirão Jequitibá, vinculado ao Comitê de Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), promoveu no último dia 14 de junho um dia de campo bna comunidade de Doutor Campolina, em Jequitibá. Em parceria com o Projeto Bacias da WWF-Brasil e Ambev, além da Prefeitura de Jequitibá e Emater/MG, foi apresentada para a população da região e membros do Subcomitê a construção de fossas ecológicas, os chamados tanques de evapotranspiração (TEvap) em seis propriedades da comunidade.

A construção das fossas foi possível a partir de uma articulação dos conselheiros do Subcomitê Ribeirão Jequitibá e representa a primeira ação de melhoria da qualidade de água na UTE Ribeirão Jequitibá (território de atuação do Subcomitê). Cada um dos seis TEvaps construídos na comunidade de Doutor Campolina evitará que 200 mil litros de esgoto cheguem ao Rio das Velhas. Totalizando, serão pelo menos um milhão de litros de esgoto a menos no curso d’água, o que representa um importante ganho ambiental.

A engenheira ambiental e extensionista da Emater/MG, Jane Leal, explicou aos presentes que o TEvap é uma alternativa de tratamento de esgotos domésticos em localidades dispersas no meio rural. “Considerando a distância geralmente existente entre as moradias, esta é uma solução individual para o tratamento e disposição final somente dos efluentes do vaso sanitário. Trata-se de uma solução funcionalmente simples, pois não faz o uso de processos mecanizados e as estruturas são de fácil construção e operação, além de apresentaremm baixos custos para elaboração e implantação”, esclareceu.

Uma das beneficiadas com a tecnologia social foi a moradora de Doutor Campolina, Dona Argentina. “Estou muito satisfeita! Precisamos de água para viver e água com qualidade é essencial”, disse. O prefeito de Jequitibá, Humberto Reis, comemorou a implantação das fossas ecológicas. “Hoje é um dia ímpar em Jequitibá. Sem a parceria com o CBH Rio das Velhas e o Subcomitê Ribeirão Jequitibá, não conseguiríamos realizar uma ação tão benéfica como esta. O município tem um problema hídrico de qualidade da água e 67% de sua população se encontra no meio rural, o que dificulta o saneamento básico. Só conseguiremos alcançar o saneamento pleno com ações como as fossas ecológicas e assim melhorar a qualidade da água e de vida da população”, afirmou.

Já a coordenadora-geral do Subcomitê Ribeirão Jequitibá e secretária de Meio Ambiente de Jequitibá, Poliana Valgas, alertou para a importância do saneamento ambiental, principalmente nas comunidades rurais. “A disposição final incorreta dos efluentes acarreta em enormes danos ambientais, principalmente nos solos e recursos hídricos. O saneamento ambiental nas propriedades rurais é primordial para a manutenção da saúde da população e da qualidade dos recursos hídricos”, explicou.

O que é o TEvap
O TEvap é um sistema muito eficiente de tratamento de esgoto, capaz de filtrar a água, e retornar ela para o meio ambiente em forma de vapor já limpa. A tecnologia social pode ser aplicada em locais onde não há sistema de esgoto público de fácil acesso. É uma tecnologia proposta por permacultores para tratamento e águas negras e consiste em um sistema plantado, onde ocorre decomposição anaeróbia da matéria orgânica, mineralização e absorção dos nutrientes e da água pelas raízes. Os nutrientes deixam o sistema incorporando-se à biomassa das plantas e a água é eliminada por evapotranspiração. Dessa forma, não há como poluir o solo ou o risco de algum microrganismo patógeno sair do sistema. Um pré-requisito para o uso do TEvap é a separação da água servida na casa. O sistema trata apenas o efluente dos sanitários e os demais, provenientes de pias, tanques e chuveiros, devem ir para outro sistema de tratamento, como por exemplo o ciclo da bananeira.

A região
A Unidade Territorial Estratégica (UTE) Ribeirão Jequitibá localiza-se no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Capim Branco, Funilândia, Jequitibá, Prudente de Morais e Sete Lagoas, ocupa uma área de 624,08 km2 e detém uma população de 145.729 habitantes. Os principais cursos d’água da Unidade são o Ribeirão Paiol, Ribeirão Jequitibá, Córrego Cambaúba, Córrego Saco da Vida e Ribeirão do Matadouro.

Ascom Prefeitura de Jequitibá com Ascom CBH Rio das Velhas
comunicacao@jequitiba.mg.gov.br | comunicacao@cbhvelhas.org.br

Confira as fotos (créditos de Bianca Aun) do Dia de Campo:

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ir para o topo