Home / Notícias / Festival de Folclore de Jequitibá lança campanha de financiamento coletivo
Festival de Folclore de Jequitibá lança campanha de financiamento coletivo

Capital mineira do Folclore, Jequitibá celebra seu 30º festival de 6 a 9 de setembro

Jequitibá, cidade a apenas 30 Km de Sete Lagoas pela MG-238 e a 100 Km de Belo Horizonte, possui uma das maiores diversidades culturais do país. Este fato se deve à forma com que tais manifestações surgiram no município, transformando-o na capital mineira do folclore. Nos tempos antigos das tropas, por ali passavam todos os que vinham do sertão do norte de Minas Gerais, margeando o Rio das Velhas. Gente que deixou pelo caminho cultura e tradição. E é para manter e valorizar essa tradição que o município realiza, mais uma vez, seu tradicional Festival do Folclore, já na 30ª edição, de 6 a 9 de setembro, na Orla da Lagoa Pedro Saturnino.

Apoio
De acordo com Valéria Assad, da AZ Produções, coordenadora do festival, devido ao período eleitoral, infelizmente ainda não foi possível captar o patrocínio necessário para a realização do evento. Assim, a produtora decidiu criar uma campanha de financiamento coletivo no Catarse (www.catarse.me/jequitiba30anos). “Temos uma meta inicial de R$ 125 mil, que não cobre todos os custos do evento, mas o torna minimamente viável”, comenta. As contribuições variam de R$ 10 a R$ 5.000, com brindes e contrapartidas para pessoas físicas e empresas que queiram apoiar um dos maiores e mais tradicionais eventos culturais da região.

“Com contribuições entre R$ 10 e R$ 20, a pessoa já está dando uma força para o festival apenas pelo prazer de manter viva toda essa tradição do folclore mineiro”, diz Valéria. A partir de R$ 40, o doador recebe um adesivo em vinil com o logotipo do evento. Com R$ 50, o participante recebe como recompensa uma ecobag com o logotipo dessa edição. R$ 100 dão direito a um boné exclusivo com o logotipo do festival. Com R$ 120, o doador recebe em casa uma camisa em malha sustentável (feita com o aproveitamento de garrafas pet + algodão) com o logotipo do evento. Já R$ 200 dão direito a camisa, boné e adesivo do festival. Com R$ 300, o apoiador ganha um kit de produtos do festival contendo camisa, caneca, ecobag, adesivo e boné do evento.

Contribuições entre R$ 500 e R$ 1.000 vindas de pessoas jurídicas dão direito à inclusão da marca como apoio nas peças gráficas, proporcionalmente ao valor investido, além de produtos do evento. Valores superiores a R$ 5.000 de contribuição podem ser negociados diretamente com a organização pelo e-mail ffjequitiba@gmail.com ou telefone (32) 98823-9215.

Atrações
A programação, ainda em fase de desenvolvimento, deve incluir oficinas de tambores, mini-estandartes, conservação de patrimônio, confecção de arranjos, comidas típicas e artesanato. No fim de semana, cortejos de mais de 40 grupos de congado, candombe e folias percorrerão as ruas da cidade. Isso sem falar nos shows. Já estão confirmados apresentações de grupos vocais, em parceria com o Festival Internacional de Corais (FIC) e a presença sempre marcante da banda sete-lagoana Congadar. Paulinho do Boi também é presença garantida na festa, que termina no domingo, 9, com missa conga e apresentações de grupos folclóricos. Todos os eventos do 30º Festival de Folclore de Jequitibá – uma realização da Prefeitura de Jequitibá – têm entrada franca e classificação livre.

Realização: Prefeitura Municipal de Jequitibá
Apoio: Polícia Militar de Minas Gerais, Circuito das Grutas e Fundo Estadual de Cultura
Produção: AZ Produções
Mais informações: Facebook.com/folclorejequitiba