Home / Notícias / Jequitibá aumenta pontuação em nota do ICMS Cultural para 2020
Jequitibá aumenta pontuação em nota do ICMS Cultural para 2020

Jequitibá e outros cinco municípios da região terão mais recursos estaduais no ano que vem para implementar políticas públicas de preservação de seus patrimônios históricos e culturais. No início do mês, o Instituto Estadual do Patrimônio Histórico e Artístico (Iepha-MG) divulgou a tabela de pontuação definitiva do ICMS Patrimônio Cultural exercício 2020.

O município saltou de nota 8,25 em 2019 para 9,95 para 2020, um aumento de 20,61%, o maior entre os 14 municípios da região, considerando ainda que nove deles tiveram sua pontuação reduzida para o ano que vem.

“Esse trabalho é gradativo e vem sendo realizado nos últimos quatro anos, o que vem refletindo no aumento da nota a cada avaliação”, comenta Valéria Matos, uma das colaboradoras da equipe responsável pelo envio da documentação necessária ao Iepha.

De acordo com a colaboradora, o apoio da atual administração e o trabalho desenvolvido também junto à comunidade e integrado a todas as secretarias é fundamental para o aumento da pontuação. “Patrimônio não é só a área cultural. Há uma otima interlocução com Fazenda, Educação, Assistência Social, Meio Ambiente. É a valorização da cultura e da história da cidade. Financeiramente, isso representa um aumento de recursos a serem revertidos nas próprias ações de preservação. Todos ganham”, garante Valéria Matos.

De fato, cada ponto atribuído pelo Iepha vale cerca de R$ 20 mil a R$ 25 mil a mais de recursos destinados à preservação do patrimônio histórico do município. “Tenho que reconhecer o trabalho da equipe e demonstrar para a população a qualidade dos eventos realizados em no município”, parabeniza o prefeito Humberto Reis.

5d4d9158d19ed_Tabela_icms

Fonte: www.iepha.mg.gov.br