Home / Notícias / Jequitibá recebe encontro para desenvolvimento da cafeicultura
Jequitibá recebe encontro para desenvolvimento da cafeicultura

Jequitibá recebe encontro para desenvolvimento da cafeicultura

Entre as atrações paralelas do 30º Festival de Folclore de Jequitibá, será realizado no município dias 7 e 8 de setembro, na Ilha do Castelinho (Lagoa Pedro Saturnino, Centro), o 1º Encontro para o Desenvolvimento da Cafeicultura na Região Central de Minas. O encontro é uma realização do Grupo de Estudos em Cafeicultura (Gecaf) e da Prefeitura de Jequitibá, com apoio da Universidade Federal de São João del Rey (UFSJ) e patrocínio de Vaccinar Nutrição e Saúde Animal e Multitécnica.

“O evento tem como objetivo apresentar aos produtores rurais da região os resultados obtidos experimentalmente com o café no município e fornecer informações que capacitem os mesmos a iniciar o empreendimento com a cultura”, conta Amilton Ferreira, coordenador do Gecaf.

“Este é um um grande passo para a diversificação e desenvolvimento da agricultura local, uma vez que colocará entre as opções de cultivo uma cultura de grande valor agregado como a da cafeicultura”, acredita o prefeito de Jequitibá Humberto Reis. A programação é dividida em dois dias, sendo o primeiro para apresentar o café e os resultados obtidos na região e o segundo para apresentar a lavoura aos produtores interessados na implantação. A previsão de público é de 80 pessoas.

Sobre o GECAF
O grupo foi fundado em março de 2017, dentro do curso de Engenharia Agronômica no campus de Sete Lagoas da Universidade Federal São João del Rey, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da cafeicultura na região e contribuir na formação de profissionais qualificados na área. Desde sua fundação, o GECAF atua no ensino, fornecendo cursos e seminários dentro da universidade, na pesquisa, conduzindo uma lavoura experimental com nove cultivares de Café Arábica, a fim de analisar a que melhor se desenvolve na região. O próximo passo será expandir o conhecimento adquirido com toda comunidade, criando um evento que leve aos produtores as informações necessárias para iniciar o cultivo do café em suas propriedades.

Veja a programação:

Café

Confira a programação completa do 30º FESTIVAL DE FOLCLORE DE JEQUITIBÁ.

Ascom Prefeitura de Jequitibá
comunicacao@jequitiba.mg.gov.br

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ir para o topo