Home / Notícias / Jequitibá recebe encontro para desenvolvimento da cafeicultura
Jequitibá recebe encontro para desenvolvimento da cafeicultura

Entre as atrações paralelas do 30º Festival de Folclore de Jequitibá, será realizado no município dias 7 e 8 de setembro, na Ilha do Castelinho (Lagoa Pedro Saturnino, Centro), o 1º Encontro para o Desenvolvimento da Cafeicultura na Região Central de Minas. O encontro é uma realização do Grupo de Estudos em Cafeicultura (Gecaf) e da Prefeitura de Jequitibá, com apoio da Universidade Federal de São João del Rey (UFSJ) e patrocínio de Vaccinar Nutrição e Saúde Animal e Multitécnica.

“O evento tem como objetivo apresentar aos produtores rurais da região os resultados obtidos experimentalmente com o café no município e fornecer informações que capacitem os mesmos a iniciar o empreendimento com a cultura”, conta Amilton Ferreira, coordenador do Gecaf.

“Este é um um grande passo para a diversificação e desenvolvimento da agricultura local, uma vez que colocará entre as opções de cultivo uma cultura de grande valor agregado como a da cafeicultura”, acredita o prefeito de Jequitibá Humberto Reis. A programação é dividida em dois dias, sendo o primeiro para apresentar o café e os resultados obtidos na região e o segundo para apresentar a lavoura aos produtores interessados na implantação. A previsão de público é de 80 pessoas.

Sobre o GECAF
O grupo foi fundado em março de 2017, dentro do curso de Engenharia Agronômica no campus de Sete Lagoas da Universidade Federal São João del Rey, com o objetivo de fomentar o desenvolvimento da cafeicultura na região e contribuir na formação de profissionais qualificados na área. Desde sua fundação, o GECAF atua no ensino, fornecendo cursos e seminários dentro da universidade, na pesquisa, conduzindo uma lavoura experimental com nove cultivares de Café Arábica, a fim de analisar a que melhor se desenvolve na região. O próximo passo será expandir o conhecimento adquirido com toda comunidade, criando um evento que leve aos produtores as informações necessárias para iniciar o cultivo do café em suas propriedades.

Veja a programação:

Café

Confira a programação completa do 30º FESTIVAL DE FOLCLORE DE JEQUITIBÁ.