Home / Notícias / Jequitibá terá plano municipal de saneamento básico
Jequitibá terá plano municipal de saneamento básico

Na manhã da última quinta-feira, 7, o grupo técnico de elaboração do Plano Municipal de Saneamento Básico (PMSB) de Jequitibá, formado po representantes da empresa Seletiva Consultoria e Projetos, da Agência Peixe Vivo, do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas e da Prefeitura de Jequitibá se reuniram na Câmara municipal para apresentar o plano de trabalho da Seletiva, empresa licitada para elaborar o PMSB.

“Foi a primeira reunião desse grupo de trabalho que tem como objetivo acompanhar a elaboração do plano, que é um instrumento de gestão onde será realizado um planejamento de investimento de acordo com o diagnóstico para um horizonte de 20 anos em quatro eixos: resíduos sólidos, drenagem e manejo de águas pluviais, esgotamento sanitário e abastecimento de água”, informa a secretária municipal de Meio Ambiente de Jequitibá, Poliana Valgas, ressaltando que os recursos para a elaboração do plano são do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas.

De acordo com a secretária, no início será feito um diagnóstico da salubridade ambiental do município. “Será primordial para definirmos quando e onde investir, já que o plano é um pré-requisito para a captação de recursos”, aponta. Segundo Poliana Valgas, o Plano é técnico-participativo. “A comunidade precisa participar de todas as fases, da concepção ao encerramento. Tanto que um dos planos é o de mobilização social”, destaca. Além disso, uma série de oficinas e audiências públicas será realizada nas comunidades.

Além da secretária Poliana Valgas, o prefeito de Jequitibá Humberto Reis também representou o município. Depois do plano finalizado, será enviado um projeto de lei pelo Executivo a ser aprovado na Câmara Municipal de Jequitibá, se tornando em Política Municipal de Saneamento Básico.