Home / Notícias / Ponto de Cultura Yporanga: brincadeiras e atrações culturais gratuitas em Jequitibá

A Praça de Eventos da orla da Lagoa Pedro Saturnino recebe, no próximo dia 10 de novembro, sábado, de 14h às 16h30, o Ponto de Cultura Yporanga, um ônibus com diversas atrações gratuitas como brincadeiras, literatura, guloseimas, palhaços e espetáculos musicais e de dança, em uma parceria entre a Prefeitura de Jequitibá e o Serviço de Promoção ao Menor e a Família (Serpaf), de Sete Lagoas.

O Serpaf é uma instituição de referência em Sete Lagoas que atua há 50 anos em comunidades em situação de vulnerabilidade social e cultural e, há nove anos, gere o Ponto de Cultura Yporanga, ampliando sua experiência e campo de atuação para as cidades vizinhas. Por meio do Fundo Estadual de Cultura (FEC), a instituição traz a Jequitibá e outras cidades o projeto “o Sertão Reunindo Histórias”.

“O projeto pretende resgatar, valorizar e disseminar vocações e iniciativas culturais das cidades de Sete Lagoas e região, objetivando movimentar o cenário cultural regional, integrando-o com as iniciativas locais já existentes”, conta Alen Keller, subsecretário de Cultura e Juventude de Sete Lagoas.

O projeto integra a percepção das diversidades culturais, incluindo as relações entre “Africanidade”, Cultura e Desenvolvimento Regional. “É um evento ao mesmo tempo estético, político, econômico e social, pois provoca as comunidades envolvidas a se mobilizarem tanto como agentes de fortalecimento e divulgação da sua cultura autêntica, quanto como empreendedoras do desenvolvimento sócio-econômico de sua própria região, tendo a arte e a cultura como caminhos”, completa Alan Keller.

cia jovem paraopeba - divulgação

Cia Jovem de Paraopeba é destaque no evento

Segundo Mara Normando, da Secretaria de Cultura de Jequitibá, na programação estão incluídas: Ônibus no Sertão, cama elástica, pula-pula, pipoca, pinta-cara, algodão doce, palhaços, espetáculo de dança da Cia. Jovem de Paraopeba (bicampeã do Festival de Dança de Joinville, o maior festival de dança do mundo), além de uma atração local ainda a ser definida.

Ponto de Cultura Yporanga
Data: 10 de novembro de 2018