Home / Notícias / Projeto Hidroambiental da UTE Peixe Bravo é apresentado em seminário
Projeto Hidroambiental da UTE Peixe Bravo é apresentado em seminário

Projeto Hidroambiental da UTE Peixe Bravo é apresentado em seminário

O Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), juntamente com a Associação Executiva de Apoio à Gestão de Bacias (Agência Peixe Vivo), a empresa executora Fortal e demais parceiros, reuniram-se, no dia 20 de setembro, na comunidade Raízes, pertencente a Jequitibá, para o seminário inicial do projeto hidroambiental da Unidade Territorial (UTE) Peixe Bravo.

O objetivo do projeto é promover a preservação e recuperação ambiental nas microbacias dos córregos Abelhas, Moreira e Riachão, contribuintes da sub-bacia do Rio Peixe Bravo, cujos resultados venham a contribuir para maior disponibilidade e qualidade dos recursos hídricos no território.

Durante o seminário, a população de Santana de Pirapama e de Jequitibá – municípios que serão beneficiados pelo projeto – puderam entender as ações que serão realizadas, o que é o CBH Rio das Velhas, bem como a importância das Áreas de Preservação Permanente (APP) e da construção de barraginhas.

O prefeito de Jequitibá, Humberto Reis, participou do seminário e falou sobre a importância da ação. “O projeto da UTE Peixe Bravo, além de recuperar as áreas degradadas, visa produzir mais água. Nada mais importante do que recuperar e preservar o meio ambiente. Não adianta fazer obra se não mudarmos a nossa postura. Por isso, esse momento é muito especial para mobilizar e sensibilizar a população”, esclareceu.

O senhor Gilberto é o morador mais antigo da comunidade Raízes e se mostrou esperançoso com o projeto. “Estou admirado com as ações que serão realizadas na nossa região. Agora precisamos fazer a nossa parte. Não podemos cruzar os braços e esperar que a prefeitura resolva todos os nossos problemas”, afirmou.

A coordenadora-geral do Subcomitê Ribeirão Jequitibá e secretária de Meio Ambiente de Jequitibá, Poliana Valgas, é uma das pessoas mais engajadas pela UTE Peixe Bravo. Foi ela quem escreveu o projeto e o encaminhou ao chamamento público realizado pelo CBH Rio das Velhas em 2015. “O projeto da UTE Peixe Bravo vai aplicar técnicas de conservação do solo nos municípios de Jequitibá e de Santana de Pirapama, região que vem sofrendo muito com a escassez hídrica desde 2015. Devemos ficar atentos aos chamamentos do CBH Rio das Velhas, pois são oportunidades de realizar melhorias para toda a bacia”, esclareceu.

A Unidade Territorial Estratégica Peixe Bravo localiza-se no Médio Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Jequitibá, Presidente Juscelino e Santana de Pirapama, ocupa uma área de 1.169,89 km2 e possui uma população de 8.580 habitantes. Seus rios principais são o Riacho Riachão, Córrego Vargem Formosa Córrego da Serra e Córrego Tibuna. A Unidade ainda não possui Subcomitê formado. “Nosso grande desafio é mobilizar a população e meu maior receio é porque muitos ainda não conhecem o CBH Rio das Velhas. Temos um longo trabalho pela frente de mobilização e de educação ambiental”, finalizou Gabriela Valgas.

Fotos: Miguel Aun

Ascom Prefeitura de Jequitibá com Ascom CBH Rio das Velhas
comunicacao@jequitiba.mg.gov.br

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ir para o topo