JEQUITIBÁ – CAPITAL MINEIRA DO FOLCLORE
Jequitibá é considerada a “Capital Mineira do Folclore”, pois existem diversificados
Grupos Folclóricos, ricos em potencial cultural e folclórico.
Título recebido em 1888
Governador: Franciscus Henricus Van Der Poel (Frei Chico)
Vice-Governador: Saulo Laranjeira
BREVE HISTÓRICO
O município de Jequitibá surgiu na rota dos bandeirantes por volta de 1670, sendo este um dos 10 primeiros municípios mineiros fundados nesta época por Borba Gato. Jequitibá pertencia ao município de Sabará, porém em 1869 foi incorporada ao município de Sete Lagoas. Em 1948 teve sua emancipação e a instalação aconteceu no dia 1º de janeiro de 1949. É composta de 21 povoados e um distrito chamado Dr. Campolina (ex- Lagoa Trindade), uma comunidade negra que se destaca por ter sido um quilombo. A capital de Minas quase foi transferida de Ouro Preto para Jequitibá, em 1867. O deputado Agostinho Francisco de Souza Paraíso conseguiu aprovar na Assembléia Legislativa da província uma lei transferindo a capital de Ouro Preto para Jequitibá. O presidente da província na época, José da costa Machado de Souza vetou a lei, alegando precariedade do Tesouro Estadual e dificuldades que a mudança acarretaria. Voltando a apreciação do Legislativo o veto foi recusado por 17 votos contra 16. Já numa terceira reunião o veto é mantido e Jequitibá perde um dos maiores sonhos que uma cidade mineira poderia ter. A pequena cidade está situada na região central, zona metalúrgica. Possui uma área de 446.62 km2, correspondendo 5,4% da superfície total da microrregião. Tem como limítrofes os municípios de Santana de Pirapama, Cordisburgo, Araçaí, Funilândia, Baldim e Sete Lagoas. Carnaval – O carnaval em Jequitibá foi retomado recentemente e já é um grande sucesso da região. È realizado na praça central da cidade e conta com a participação de vários blocos carnavalescos da cidade e de cidades vizinhas. A cidade é procurada por muitos turistas que vêem em busca de um verdadeiro carnaval do interior mineiro, além de desfrutar da tranqüilidade e bem estar que a cidade oferece.

BOI DA MANTA. 1jpg

SEMANA SANTA – QUADRO VIVO (sexta-feira da paixão)
É comemorada com quarentena de orações, instituídas pela Igreja Católica Apostólica Romana. É feita uma encenação da PAIXÃO e MORTE de CRISTO, (na sexta-feira da paixão) ao ar livre numa área de aproximadamente 1500 m2 com aproximadamente 300 (trezentos) figurantes: atores amadores, que em sua totalidade, são moradores do município de Jequitibá.

GUARDA DE CONGO
FESTA DO SANTÍSSIMO (3º Domingo de Julho)
O Santíssimo Sacramento (Hóstia Consagrada – o Corpo de Cristo), é o protetor da cidade. A festa é comemorada com todas as comunidades existentes no município (21 povoados), acompanhada de ritos católicos e procissão iluminada, com 09 (nove) dias de orações (Novena), encerrando-se sempre no domingo.

FESTIVAL DE FOLCLORE DE JEQUITIBÁ

FESTA DO FOLCLORE – (09 e 10 DE setembro DE 2006)
Todas as apresentações são voltadas para a igreja católica, dividem-se em dança, música e canto. O que diferencia as apresentações de Jequitibá é a riqueza e o número de cada apresentação, pois cada grupo tem mais de cinco cantos, danças e músicas com características próprias. A festa é realizada pela Prefeitura e conta com presenças de: Frei Chico /Grupos Folclóricos de Jequitibá e de diversos lugares/ Secretaria M. de Educação / Escolas Municipais e Estaduais / Bandas de Música / Fanfarras, Conselho M. de Cultura e atualmente o PETI. É comemorada com várias atrações, tais como: Exposição Folclórica / Danças Folclóricas / Apresentações dos Grupos Folclóricos / Missa Conga / Barraquinhas com exposições e vendas de artesanatos e comidas típicas; A festa é realizada durante 02 (dois) dias, sendo, Sábado e Domingo, recebemos em torno de 4.000 visitantes. É realizada com Cerimonial de abertura, incluindo o hasteamento da Bandeira do Folclore de Jequitibá.
MAIORES SÁBIOS DE JEQUITIBÁ: Nelson Jacó; Raimundinho das Perobas; Zacarias; Zé de Ernestina; D. Elza; Geraldo Inocêncio; Zaninho; Sr. Toninho de Jequitibá.

Jequitibá-Folclore-Consuelo-Abreu-4-1200x800
FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E DO DIVINO ESPÍRITO SANTO (data móvel)
É realizada em todas as comunidades do município (21 povoados), cada um com sua característica folclórica e religiosa; No município sede, a festa do Divino e de N. Sra. do Rosário são realizadas juntas, porém nas comunidades são realizadas separadamente, cada uma tem o seu dia; As datas são definidas com o pároco da cidade no inicio de cada ano, são de conformidade para evitar que sejam realizadas mais de 02 festas no mesmo domingo; São eleitos os Reis e Rainhas do ano, através de: (sorteio, e/ou promessa), de acordo com o costume de cada comunidade; Conta-se com a presença de Reis congos e diversos congados de toda a região de Sete Lagoas. As comunidades se integram e os grupos se apresentam simultaneamente.

RUBINHO DO VALE
FESTA DO CAVALO – (julho 2006)
Entre os eventos tradicionais realizadas em Jequitibá, damos destaque à Festa do Cavalo que iniciou no ano de 1999. A festa foi inspirada na paixão e admiração por cavalos da população de criadores locais e seus amigos, sendo eles incentivados pelos criadores de cavalos de renome nacional que possuem propriedades no município. O evento conta todos os anos com o esforço e dedicação da equipe organizadora. Através do empenho da equipe, a Festa do Cavalo no município de Jequitibá vem sendo considerada como uma das melhores festas de cavalo da região, e
exclusivamente pela opinião de criadores de cavalos, adeptos das categorias é uma das melhores festas do Estado de Minas Gerais. Exemplo da qualidade é a grande participação de competidores renomados oriundos de todo o Brasil, uma vez que a festa tem grande repercussão nacional, principalmente onde há organizações ligadas a jumento Pega eqüinos, independente de raça e modalidade de competição. É realizada durante três dias, sendo sexta, sábado e domingo. Incluindo na programação provas funcionais, concursos de marchas e excelentes shows.