Cineclube Jequitibá

Apresentação

Em 2009 o Ministério da Cultura lançou um edital nacional, Cine mais Cultura cujo objetivo foi beneficiar municípios com menos de 20 mil habitantes e priorizar o atendimento as populações que não possuem cinema. A Prefeitura Municipal se inscreveu, apresentou o projeto, atendeu a todos os requisitos solicitados e foi contemplada com o Programa.

Após a aprovação, o Município recebeu os equipamentos para as exibições e filmes não comerciais da Programadora Brasil.

Antes de iniciar as sessões, os responsáveis pela elaboração do projeto, Adriane Cibele Rocha Gonçalves e Hermano Rener Saturnino participaram da oficina de capacitação cineclubista realizada em Belo Horizonte pelo Ministério da Cultura.

Cineclube Jequitibá foi o nome escolhido pelos editores do projeto. Ambos são membros do Conselho Municipal do Patrimônio Cultural e coordenadores/responsáveis do Cine.

O Cineclube Jequitibá funciona na cidade com 4 sessões mensais, sendo realizadas às quintas-feiras, às 19 horas, na Câmara Municipal com entrada gratuita e bate-papo ao final da exibição, sendo este uma das propostas do programa.

Objetivos Geral

– Formação de público, bem como construção de espaços de sociabilidade, lazer, cultura e entretenimento para os moradores das comunidades.

Objetivos específicos

– Apresentar o cinema aos telespectadores como sendo uma fonte de cultura e agente transmissor de conhecimento;

– Desenvolver a partir do gosto pelo Cinema, o senso crítico, estético e cultural sobre nossa localidade, nosso país e o mundo de modo geral;

– Possibilitar o debate em torno de temáticas atuais apresentadas através de filmes e documentários;

– Levar diversão e cultura para mais perto da população moradora nas localidades do município;

– Promover a integração e o desenvolvimento social.\