FESTA DO CAVALO (data móvel)

Entre os eventos tradicionais realizados em Jequitibá/MG, damos destaque à Festa do Cavalo que iniciou no ano de 1999. Mesmo com pouco tempo e a falta de experiência em organização, os responsáveis conseguiram uma ótima repercussão no 1º ano da festa e ganhou o respeito, confiança, admiração e a participação do público, que são garantidos até os dias atuais.

A festa foi inspirada na paixão e admiração por cavalos do administrador da gestão 1997-2004 e alguns amigos, sendo eles incentivados pelos criadores de cavalos de renome nacional que possuem propriedade no município. A festa do cavalo acontece na área denominada Praça de Eventos, situada na Avenida Raimundo Ribeiro da Silva, 172 – centro, possuindo uma área de aproximadamente 15.000 m2, com capacidade para 50 mil pessoas, com área reservada para venda de produtos, stands, parque, etc.

O evento conta todos os anos com o esforço e dedicação da equipe organizadora, sendo que, através deste empenho da equipe, a Festa do Cavalo no município de Jequitibá tem sido considerada como uma das melhores festas de cavalo da região, e, exclusivamente pela opinião de criadores de cavalos e adeptos das categorias, é uma das melhores festas realizadas no Estado de Minas Gerais. É uma ocasião excelente para os amantes destes belos animais se juntarem e confraternizar.

Exemplo da qualidade é a grande participação de competidores renomados oriundos de todo o Brasil, uma vez que a festa tem grande repercussão nacional, principalmente onde há organizações ligadas ao jumento Pega, eqüinos, independente de raça e modalidade de competição.

Consta na programação provas funcionais (06 balizas e 03 tambores – categorias aberta e jovem) e concursos de marchas (batida e picada), onde há uma participação expressiva dos montadores em todas as modalidades, além de, na maioria das categorias haver uma excelente premiação até o 5º lugar.

Há também, cavalgada que faz um percurso de 12 km saindo da Fazenda da Onça, povoado do Onça, até o local do evento.

Esta que é uma festa desportiva, cultural e de confraternização vem a cada ano atraindo um grande público, durante os três dias de sua realização, sendo sexta, sábado e domingo, incluindo também na programação excelentes shows.\