FESTA DE NOSSA SENHORA DO ROSÁRIO E DO DIVINO ESPÍRITO SANTO (data móvel)

O dia 7 de Outubro é o dia de Nossa Senhora do Rosário, por isso, outubro é chamado o “mês do Rosário”, uma criação do século XVI pelos dominicanos para comemorar uma vitória dos cristãos contra os turcos em 7 de Outubro de 1571.

Para festejar o Rosário, a cultura popular espontânea apresenta os grupos de influência afro simbolizando o escravo e sua libertação através da fé no Rosário. Esses grupos são representados pelos moçambiques e congados, entre outros, variando de acordo com cada região do País, inclusive em datas diferentes como no mês de maio, que é o “mês de Maria”.

Congado, também chamado de Congo, marujada, marujos, dependendo da região, é um auto popular de origem afro-ibérica, representado pelos escravos negros, misturando costumes tribais africanos( Angola e Congo) com danças de espadas( Europa) e tradições religiosas católicas em homenagem aos santos (Nossa Senhora do Rosário, São Benedito, Santa Efigênia) desde o século XV, na África, com a autorização do colonizador português, que se beneficiou com o folguedo, pois facilitava para o senhor branco o domínio sobre os negros escravos.

O Folguedo veio para o Brasil no século XVII nas mesmas condições das colônias portuguesas na África, vale dizer, com o aval do senhor branco, para com isso ter melhor controle sobre seus escravos negros. O senhor incentivava a realização das festas que começavam com a coroação do rei de Congo, um negro que era eleito para um reinado ilusório. Um grupo de tocadores e cantadores, dançando e fazendo embaixandas de guerras, seguia em cortejo acompanhando o rei Congo para ser coroado em frente à Igreja do Rosário pelo Padre.

A Festa do Rosário é realizada em todas as comunidades de Jequitibá (21 povoados), cada um com sua característica folclórica e religiosa. No município sede, a festa do Divino e de N. Sra. do Rosário são realizadas juntas, porém nas comunidades são realizadas separadamente, cada uma tem o seu dia;

 \