Home / Notícias / Prefeitura de Jequitibá participa de oficina sobre produção de água em áreas rurais
Prefeitura de Jequitibá participa de oficina sobre produção de água em áreas rurais

Prefeitura de Jequitibá participa de oficina sobre produção de água em áreas rurais

No último sábado de novembro (24), a comunidade de Abelhas, em Santana de Pirapama, recebeu a primeira Oficina de Capacitação e Educação Ambiental do Projeto Hidroambiental em execução na UTE (Unidade Territorial Estratégica) Peixe Bravo, no Médio Baixo Rio das Velhas. A ação contou com a participação de vários agricultores familiares, representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente de Jequitibá e Santana do Pirapama e também do prefeito de Jequitibá, Humberto Reis, que participou de toda a oficina, tamanha sua importância.

Com o objetivo de apresentar técnicas para produção e conservação de água em propriedades rurais, a atividade abordou questões ligadas ao manejo correto do solo, da necessidade de readequação de estradas vicinais como fator de preservação dos cursos d’água, da importância das áreas de recarga hídrica e APPs (Áreas de Preservação Permanente) e a escassez hídrica da região. A oficina também contou com uma visita técnica guiada ao Córrego das Abelhas para visualização e diagnóstico dos conceitos trabalhados durante a parte teórica.

A secretária de Meio Ambiente de Jequitibá e secretária-executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), Poliana Valgas, contou que a oficina foi muito produtiva e ao encontro da demanda da comunidade beneficiada pelo projeto, formada sobretudo por pequenos produtores familiares. “É uma região muito produtiva, que produz muita olericultura, algo que move a receita de Santana de Pirapama e Jequitibá. Por isso, eles precisam de água em quantidade e qualidade, e a oficina falou exatamente sobre técnicas de conservação, da importância de áreas de recarga e APP”, disse.

oficina 2

Oficina contou com parte teórica e prática (Fotos: Fortal Engenharia)

Com um valor de quase R$ 1,2 milhão, o projeto hidroambiental na UTE Peixe Bravo tem o objetivo de promover a preservação e recuperação ambiental nas microbacias dos córregos Abelhas, Moreira e Riachão, contribuintes da sub-bacia do Rio Peixe Bravo, cujos resultados venham a contribuir para maior disponibilidade e qualidade dos recursos hídricos no território. O projeto, financiado com recursos da Cobrança pelo Uso da Água, é uma realização do CBH Rio das Velhas, com apoio da Agência Peixe Vivo e execução da empresa Fortal Engenharia.

A UTE Peixe Bravo localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Jequitibá, Presidente Juscelino e Santana de Pirapama, a unidade ainda não possui Subcomitê formado. “As pessoas ainda não estão mobilizados e engajadas para lidar com a dinâmica dos subcomitês, mas a gente pretende muito ter um subcomitê criado na UTE Peixe Bravo. Eu vejo que esse primeiro projeto executado no território é um pontapé inicial para a gente mobilizar as pessoas em prol da criação de um subcomitê aqui”, concluiu Valgas.

Ascom Prefeitura de Jequitibá com Ascom CBH Rio das Velhas
comunicacao@jequitiba.mg.gov.br

Comentar

Your email address will not be published. Required fields are marked *

*

Ir para o topo