Home / Notícias / Prefeitura de Jequitibá participa de oficina sobre produção de água em áreas rurais

No último sábado de novembro (24), a comunidade de Abelhas, em Santana de Pirapama, recebeu a primeira Oficina de Capacitação e Educação Ambiental do Projeto Hidroambiental em execução na UTE (Unidade Territorial Estratégica) Peixe Bravo, no Médio Baixo Rio das Velhas. A ação contou com a participação de vários agricultores familiares, representantes das secretarias municipais de Meio Ambiente de Jequitibá e Santana do Pirapama e também do prefeito de Jequitibá, Humberto Reis, que participou de toda a oficina, tamanha sua importância.

Com o objetivo de apresentar técnicas para produção e conservação de água em propriedades rurais, a atividade abordou questões ligadas ao manejo correto do solo, da necessidade de readequação de estradas vicinais como fator de preservação dos cursos d’água, da importância das áreas de recarga hídrica e APPs (Áreas de Preservação Permanente) e a escassez hídrica da região. A oficina também contou com uma visita técnica guiada ao Córrego das Abelhas para visualização e diagnóstico dos conceitos trabalhados durante a parte teórica.

A secretária de Meio Ambiente de Jequitibá e secretária-executiva do Comitê da Bacia Hidrográfica do Rio das Velhas (CBH Rio das Velhas), Poliana Valgas, contou que a oficina foi muito produtiva e ao encontro da demanda da comunidade beneficiada pelo projeto, formada sobretudo por pequenos produtores familiares. “É uma região muito produtiva, que produz muita olericultura, algo que move a receita de Santana de Pirapama e Jequitibá. Por isso, eles precisam de água em quantidade e qualidade, e a oficina falou exatamente sobre técnicas de conservação, da importância de áreas de recarga e APP”, disse.

oficina 2

Oficina contou com parte teórica e prática (Fotos: Fortal Engenharia)

Com um valor de quase R$ 1,2 milhão, o projeto hidroambiental na UTE Peixe Bravo tem o objetivo de promover a preservação e recuperação ambiental nas microbacias dos córregos Abelhas, Moreira e Riachão, contribuintes da sub-bacia do Rio Peixe Bravo, cujos resultados venham a contribuir para maior disponibilidade e qualidade dos recursos hídricos no território. O projeto, financiado com recursos da Cobrança pelo Uso da Água, é uma realização do CBH Rio das Velhas, com apoio da Agência Peixe Vivo e execução da empresa Fortal Engenharia.

A UTE Peixe Bravo localiza-se no Médio Baixo Rio das Velhas. Composta pelos municípios de Jequitibá, Presidente Juscelino e Santana de Pirapama, a unidade ainda não possui Subcomitê formado. “As pessoas ainda não estão mobilizados e engajadas para lidar com a dinâmica dos subcomitês, mas a gente pretende muito ter um subcomitê criado na UTE Peixe Bravo. Eu vejo que esse primeiro projeto executado no território é um pontapé inicial para a gente mobilizar as pessoas em prol da criação de um subcomitê aqui”, concluiu Valgas.

Ascom Prefeitura de Jequitibá com Ascom CBH Rio das Velhas